VENTUROSA NA LUTA CONTRA A DENGUE: FAÇA SUA PARTE!

publicado: 11/04/2024 08h59,
última modificação: 11/04/2024 12h59

O nosso país está enfrentando uma batalha contra o mosquito Aedes Aegypti, causador de algumas doenças, entre elas a Dengue, e Venturosa entrou nessa luta também, iniciando a Ação Mutirão da Prevenção, numa parceria entre a Secretaria de Saúde Municipal, por meio das coordenações em Saúde Básica e de Vigilância em Saúde, e a Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos. A ação tem como objetivo a coleta de entulhos e materiais que possa servir de criadouros do mosquito, bem como orientar a população para os cuidados de prevenção. Porém, essa luta não é só do poder público, se faz necessária a colaboração de todos para que o efeito seja mais eficaz contra o Aedes aegypti, pois além de preservar a cidade limpa, vai eliminar ou ao menos diminuir consideravelmente os casos de dengue em nosso município. A forma mais eficaz contra o mosquito continua sendo a prevenção! Por isso, pedimos que todos façam sua parte, recebendo os Agentes de Saúde e de Endemias em suas residências, e conferindo, pelo menos duas ou três vezes por semana, se as caixas d’água, cisternas e lixeiras estão bem tampadas, colocando areia nos pratos das plantas, recolher o lixo do quintal, limpar as calhas, cobrir as piscinas, tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários, limpar a bandeja externa da geladeira, limpar e guardar as vasilhas dos animais de estimação, limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado. Essas ações devem ser feitas não só em casa, mas também nas escolas, no trabalho e em locais com movimentação diária de pessoas. Os cuidados pessoais e com a família não devem ficar de lado, pois mesmo tendo hábitos diurnos, o mosquito é oportunista e pode agir em qualquer hora do dia e da noite, por isso use repelente, sempre que possível, cubra a maior parte do corpo com roupas claras, instale telas nas portas e janelas. A parceria colaborativa da população é importante nessa batalha contra o Aedes aegypti! Prefeitura de Venturosa: uma cidade de todos!