VENTUROSA INICIA PLATAFORMA BUSCA ATIVA ESCOLAR

publicado: 15/11/2019 18h04,
última modificação: 17/11/2019 08h14

A busca ativa escolar é uma ação de engajamento coletivo, desenvolvida no âmbito da inciativa “fora da escola não pode!” que vem amparado e marcado pelo Selo Unicef. Venturosa faz parte do projeto Selo Unicef, que trabalha na perspectiva de garantia dos direitos da criança e do adolescente. A Prefeitura de Venturosa, através da Secretaria Municipal de Educação, está envolvida e envolvendo diversos setores para a localização e inserção das crianças e adolescentes que estão fora da escola. Com o espírito coletivo, as secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e os Parceiros, Mãe Coruja, Pastoral da Criança, Nuca, Conselho Tutelar e Conselho de Direito irão realizar a busca nas localidades  de acordo com agenda pré estabelecida. No dia 22 de novembro de 2019, sexta-feira, estaremos na Vila Bacurau, Vila Mutirão e Vila Delmiro. No dia 02 de dezembro de 2019, segunda-feira, estaremos nas ruas Lucas Rodrigues, Augusto Mendes, Zacarias Paes Barbalho e adjacências. Vale ressaltar que estas localidades não esgotam a busca, onde tiver criança fora da escola, a comunidade pode ligar para a Secretaria de Educação, através do telefone (87) 3833 – 1123, e os agentes irão visitar à família. O objetivo deste trabalho é garantir a legislação, direito a educação de qualidade, com acesso e permanência. Diversas são as situações que fazem com que a criança e adolescente desistam da escola, tais como:

• Ser vítima de exploração sexual;
  • Ser vítima de abuso infantil, dentro de casa;
  • Gravidez na adolescência;
  • Transporte escolar;
  • Deficiência não assumida pela família;
  • Trabalho infantil – em casa e fora dela;
  • Ser vítima do tráfico de droga;
  • Negligência familiar.

Diante de tantas situações, é a hora de todos se envolverem. Não é unicamente dever do Poder Público, cada um deve assumir sua parcela de responsabilidade.

Imagem retirada da Internet