SÍNTESE DO ACOMPANHAMENTO DA COVID-19 NO MUNICÍPIO DE VENTUROSA

publicado: 19/01/2021 11h22,
última modificação: 19/01/2021 11h22

A Covid-19 afeta as pessoas de maneiras diferentes, desde os sinais de sintomas do paciente positivo aos efeitos de ordem psíquica, econômica e social. Desde março de 2020, com o advento do primeiro caso em nosso município, várias ações foram adotadas: capacitação dos profissionais da rede de urgência, emergência e da atenção básica; elaboração do Plano de Enfrentamento da Covid-19; criação do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19; campanha de vacinação contra Influenza; aquisição de equipamentos de proteção individual; sanitização pública nas ruas e prédios públicos; estímulo ao isolamento social; campanhas educativas e orientadoras, inclusive no comércio local; mudanças no fluxo do atendimento nos serviços de saúde; criação de 10 leitos de retaguarda para a Covid-19; instalação de barreiras sanitárias; implantação do Centro de Testagem; acompanhamento epidemiológico dos casos; elaboração do Plano Operacional para Campanha de Imunização da Covid-19.

No acompanhamento epidemiológico dos casos, podemos observar que ao longo dos meses de 2020 até o dia 17 de janeiro de 2021, tivemos 02 meses de pico (agosto e dezembro de 2020), ilustrados pelas linhas azuis no gráfico abaixo.  Obtivemos um percentual de 2,7% de óbitos.

Neste período, foram realizados 3014 testes, destes, 659 positivos e 2355 negativos, sendo utilizados no centro de testagem dois tipos de testes:

• RT-PCR ou SWAB, através do laboratório central do Estado – Lacen e firmamos convênio com a UFPE, através da AMUPE, objetivando adiantar a entrega do resultado ao paciente;
  • Teste de anticorpo, conhecido por Teste Rápido.

Estamos neste momento, comemorando e nos preparando para a campanha de imunização da Covid-19, campanha esta que objetiva a imunidade coletiva com a diminuição da taxa de contaminação, protegendo grupos que ainda não poderão ser vacinados neste momento. Salientamos que mesmo com a vacina, o cuidado individual, como uso de máscara, lavagem das mãos, distanciamento social, deverá ser mantido. Prefeitura de Venturosa: uma cidade de todos!