SAÚDE DE VENTUROSA: TRABALHO INCANSÁVEL E PERSISTENTE

publicado: 25/04/2019 12h22,
última modificação: 26/04/2019 09h57

A Secretaria de Saúde tem se desdobrado de uma forma admirável para oferecer à população serviços de qualidade, superando as dificuldades e os recursos escassos, mantendo todo esforço possível para que as pessoas sejam atendidas da melhor forma possível. Confira a seguir algumas das ações realizadas recentemente pela saúde municipal:

• Técnicos da Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Núcleo de Epidemiologia Hospitalar, participaram no dia 24/04/2019 de uma capacitação em “Vigilância Epidemiológica das Doença de Transmissão Hídrica e Alimentar”, oferecida pela Secretaria Estadual de Saúde, na VI GERES. Momento de importância para qualificar as ações de controle e o monitoramento das doenças diarreicas agudas.

• Seguindo a Campanha Abril Verde, no dia 23/04/19 a Secretaria de Saúde, em parceria com Vigilância Epidemiológica, realizou o I Fórum Municipal em Saúde do Trabalhador, tendo como público alvo os profissionais da saúde: atenção básica, vigilância em saúde e rede hospitalar. Este fórum foi o passo inicial da implantação do Projeto Saúde do Trabalhador, em que serão executadas ações multiprofissionais (enfermagem, fisioterapia, medicina, fonoaudiologia, psicologia, saúde bucal).

• Em meados do mês de abril de 2019 representantes do Conselho Municipal de Saúde ( 1 gestor, 1 trabalhador e 2 usuários) de nosso município participaram da Etapa Macrorregional da 9ª Conferência Estadual de Saúde – PE. As conferências de saúde constituem um espaço democrático de luta pela defesa do SUS, e nessa ocasião, os representantes de Venturosa contribuíram com elaborações de propostas que podem beneficiar nossa região e que podem resultar em melhoria na qualidade da assistência à saúde dos usuários do SUS.

• Ainda em meados de abril de 2019, a Unida Básica de Saúde da Família – UBSF na Vila do Tará, em parceria com o Programa Mãe Coruja Pernambucana – Círculo de Educação e Cultura, realizou uma Oficina de Decoupagem em sabonete e ação de vacinação contra Gripe, atendendo gestantes, puérperas e crianças. Vale lembrar que a prevenção é o melhor remédio, por isso é importante procurar a vacina contra a gripe no posto de saúde mais próximo de sua casa e levar o cartão de vacinação.

• Venturosa no combate à Dengue: Equipes do Departamento de Saúde, em parceria com a Secretaria de Obras e Limpeza Urbana, realizaram no dia 11/04/2019, ações de orientação e controle do mosquito Aedes aegypti na Vila Bacurau e Vila Mutirão. Fizeram parte das ações as seguintes equipes: Controle de vetores, Vigilância em Saúde, Vigilância epidemiológica e Atenção Básica. Durante toda àquela manhã foi realizada a coleta do lixo dos terrenos baldios, áreas afins, casas e ruas, coleta e tratamento de reservatórios de água, bem como ações educativas. Esta luta é nossa, não deixem o mosquito acabar com nossa cidade!

Essas são apenas algumas das ações realizadas nesse mês de abril de 2019 em nosso município, e o mês ainda não acabou, várias outras ações já foram, estão sendo e ainda serão realizadas, por isso pedimos a colaboração da comunidade para juntos construirmos um município cada vez mais forte e saudável, com nossa gente sempre em primeiro lugar!