SAÚDE DE VENTUROSA EM AÇÃO

publicado: 27/09/2019 11h49,
última modificação: 27/09/2019 11h49

Venturosa segue avançando na área da saúde, sempre buscando o melhor para a população. Recentemente foram e estão sendo realizadas várias ações em saúde. Confira:

IMUNIZAÇÃO

Na manhã do dia 23 de Setembro de 2019, a Coordenadora Municipal do Programa de Imunização participou de um Encontro com os dez municípios do Estado de Pernambuco que apresentaram, em 2018, a melhor cobertura vacinal contra o HPV. Na ocasião nossa Coordenadora Municipal, Jeane de Almeida Bezerra realizou uma explanação com as estratégias que foram executadas durante o ano para transformar esta ação em uma ação exitosa. Congratulações a equipe pelo excelente resultado.

SETEMBRO AMARELO

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos de suicídio podem ser evitadas. No Brasil, 32 pessoas se matam por dia. No mundo, há uma morte do tipo a cada 40 segundos. Por isso, o movimento é feito para mostrar que a prevenção é fundamental para reverter a situação. É preciso perder o medo de falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para ciclo de debates e rodas de conversa,  contribuindo para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar esta realidade. Pensando nisso, profissionais da saúde municipal fizeram um ciclo de debates em algumas escolas em nosso município, entre elas a EREM Quitéria Wanderley Simões.

AÇÃO VOLUNTÁRIA

No dia 22 de setembro de 2019, profissionais da Secretaria de Saúde participaram de uma ação voluntária de saúde na Comunidade da Bacurau, apoiando e prestigiando o 1º Campeonato Venturosense de Futsal Feminino. Na ocasião oferecemos atendimento médico, atendimento odontológico e aplicação de flúor supervisionada, teste rápido para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, avaliação antropométrica e vacinas. Agradecemos aos profissionais da equipe de saúde da UBSF Bacurau, da UBSF Maria Lenice, da UBSF Mãe Lipu, da UMJMB e Secretaria de Saúde que compareceram nesse dia.

VACINAÇÃO

No dia 19 de setembro, profissionais da UBSF SATILIENSE realizaram, no ponto de apoio localizado no Sítio Carrapateira, uma ação para atualização do cartão vacinal, com foco em crianças de 6 meses a 4 anos, para a vacina Tríplice Viral, e meninos e meninas de 9 a 12 anos com a vacina contra HPV. Mais de 80 pessoas compareceram, das quais 30 tiveram o cartão vacinal atualizado.

MELHORIAS E AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO ODONTOLÓGICO

O consultório odontológico da Unidade Básica de Saúde do Distrito do Grotão recebeu, dia 20 de setembro de 2019, manutenção nos aparelhos e um novo aparelho de ultrassonografia odontológico para melhor atendimento dos usuários.

SAÚDE MENTAL

No dia 19 de setembro, a UBSF Bacurau, em parceria com o NASF, na pessoa da psicóloga Dra. Maria do Socorro Goes, realizou roda de conversa em saúde mental com a comunidade. A saúde mental é um conceito vago que engloba desde transtornos genéticos de diferentes formas e sintomas até distúrbios psicológicos e de comportamento diretamente relacionado com as condições de vida impostas pela sociedade. Buscando a necessidade da reabilitação psicossocial da pessoal em atendimento e oferecendo apoio às famílias, medidas de apoio estão sendo implementadas em nossos serviços.

OFICINA DE ARTESANATO

No dia 19 de setembro de 2019, a UBSF Tará e o Programa Mãe Coruja – Círculo de Educação e Cultura, realizou com gestantes e puérperas, uma oficina de artesanato. O Programa Mãe Coruja possui em sua estrutura uma divisão por círculos de ação de atuação e em abrangência de atuação. Em nosso município, a zona rural foi contemplada em apenas 1 unidade de saúde, localizada no Tará. Na Zona urbana teremos o Mãe Coruja – Círculo Educação e Cultura nas unidades da Cohab, Bacurau e Mãe Lipu.

SAÚDE DO TRABALHADOR

Mudanças de humor, tristeza, ansiedade, culpa, descontentamento geral, perda de interesse, choro, irritabilidade, isolamento social. Esses são alguns dos sintomas de quem sofre de transtornos mentais ou comportamentais. As condições dos ambientes e dos processos de trabalho das pessoas podem desencadear este tipo de adoecimento. Foi pensando neste processo que a Secretaria de Saúde, através da Coordenação Epidemiológica, dentro do Programa Saúde do Trabalhador, realizou hoje o 1º FÓRUM EM SAÚDE DO TRABALHADOR COM ENFASE EM SAÚDE MENTAL. Agradecemos a parceria com a VI Regional de Saúde, na pessoa de Dra. Alessandra Ferraz Granja, pela excelente e esclarecedora explanação. Agradecemos a parceria com a Secretaria de Assistência Social, na pessoa de Dra. Maiara, psicóloga do CREAS, e com o NASF, nas pessoas de Dra. Maria do Socorro Goes e Dra. Jéssica Almeida, pela participação como facilitadoras neste processo.

AGENTES DE ENDEMIAS: MODERNIZAÇÃO NO TRABALHO

No dia 10 de setembro de 2019, os profissionais da Vigilância Ambiental, representados pelos Agentes de Endemias e representantes da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e da Secretaria de Saúde participaram, em Arcoverde, da Solenidade de Entrega dos aparelhos do Programa evisit@Pe, oferecida pela VI Regional de Saúde. O Programa vem facilitar, através da tecnologia do Smartphone, o dia a dia de trabalho de nossos agentes no combate às arboviroses.

Essas foram apenas algumas das ações recentes em saúde realizadas ou em andamento no município de Venturosa. Nosso compromisso é com o bem de nosso povo, pois nossa gente está sempre em primeiro lugar!