“Nem todo ser humano é Autista, mas todo Autista é ser humano”.
Amor – Respeito – Inclusão.
Dentro do rol dos direitos humanos fundamentais encontra-se o direito à educação, amparado por normas nacionais e internacionais. Trata-se de um direito fundamental, porque inclui um processo de desenvolvimento individual próprio à condição humana.
Além dessa perspectiva individual, este direito deve ser visto, sobretudo, de forma coletiva, como um direito a uma política educacional. Este direito está amparado pela legislação vigente, sendo Constituição Federal, LDB e ECA, onde o acesso e a permanência estão garantidos.
Considerando os direitos humanos, e especificamente a educação, fazemos alusão à Educação Inclusiva, esta pode ser entendida como uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. Ela pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos.
A Rede Municipal de Educação de Venturosa garante o acesso e permanência a todos e faz o trabalho de inclusão de forma legal, garantindo o que é de Lei.
Durante o dia de trabalho dedicado à Conscientização do Autismo, 02 de Abril, os profissionais desempenharam suas funções com os alunos Autistas e focaram no respeito e atenção que todos têm diariamente nas unidades de ensino.
As escolas e creches da rede municipal, trabalham a inclusão de forma consciente, desenvolvem o respeito, o amor ao próximo e fazem o trabalho pedagógico voltado aos alunos com deficiência, considerando estes alunos iguais aos demais para que eles não se sintam fora do contexto.
Lutamos e trabalhamos por uma educação cada vez melhor pata todos: isso é nossa agente em primeiro lugar!