PREVENÇÃO E SAÚDE TAMBÉM SÃO MATÉRIAS DA ESCOLA

publicado: 25/06/2018 12h06,
última modificação: 04/07/2018 11h05

A Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose, inicia o terceiro ano em nosso município e ocorrerá no primeiro semestre do ano letivo de 2018, em escolas públicas de municípios de brasileiros com vulnerabilidade social e elevado risco de adoecimento para esses doenças. Essa ação tem como público-alvo os escolares de 5 a 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental. O objetivo é esclarecer sobre os sinais e sintomas e ensinar a se proteger dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.

Durante a Campanha os profissionais da Atenção Básica do nosso município em ação conjunta com a Vigilância Epidemiológica irão realizar busca ativa de casos novos de hanseníase e exame dos contatos, bem como a profilaxia para as geo-helmintíases.

HANSENÍASE – é uma doença causada pelo Mycobacteriu

m leprae, que atinge principalmente a pelo e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as pernas, as mãos e os pés. Se não for tratada, pode  causar incapacidades ou deformidades. A hanseníase pode atingir homens e mulheres, adultos e crianças, e é transmitida de pessoa para pessoa pela respiração. Mas tem tratamento e cura. SINAIS E SINTOMAS: machas e placas esbranquiçadas ou avermelhadas ou amarronzadas com alteração de sensibilidade; dormência nos pés, caroços avermelhados ou castanhos.

Caso você ou alguém próximo apresente esses sinais e sntomas, procura a unidade de saúde mais próxima.

O tratamento é gratuito e está disponível em todas as Unidades de Saúde do SUS.

 

VERMINOSES – são infecções no intestino provocadas por parasitas tais como: lombrigas. As verminoses podem causar sérios problemas de saúde como anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramento intestinal e diarreias frequentes. Além disso, as crianças pode ter retardo no crescimento e dificuldade de aprendizagem.

PREVENÇÂO: as verminoses podem ser prevenidas com tratamento e bons hábitos de higiene como:

  • Lavar as mãos com agua e sabão;
  • Cortar as unhas;
  • Andar sempre calçado;
  • Beber água filtrada ou fervida;
  • Lavar bem os alimentos antes de comê-los.

VOCÊ TAMBÉM PODE AJUDAR A SUA FAMÍLIA A FICAR LONGE DESSAS DOENÇAS. ENTRE PARA A TURMA DA PROTEÇÃO À SAÚDE E INFORME A TODOS SOBRE AS FORMAS DE PREVENÇÃO E TRANSMISSÃO.