OUTUBRO ROSA: AÇÕES DA SECRETARIA DE SAÚDE EM TODO O MUNICÍPIO

publicado: 01/11/2019 11h58,
última modificação: 01/11/2019 11h58

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde da MULHER, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade. Em nosso município, durante todo o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) realizaram ações educativas abordando a temática: Câncer de Mama, Autoexame das Mamas, Exame Clínico das Mamas, Câncer de Colo de Útero, Infecções Sexualmente Transmissíveis.

UBSF Maria Lenice:

   

UBSF Azevém:

    

Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção destas doenças, tendo em vista que nos estágios iniciais, a doença é assintomática. Os exames de mamografia são garantidos para todas as mulheres na faixa etária entre 50 a 69 anos e as realizamos mensalmente, pois entendemos que não é só no mês de outubro que estas devem ser oferecidas.

UBSF Satiliense:

    

UBSF Bacurau:

    

Encerrando as ações em nosso município, também foi realizado no dia 27 de outubro, a 2ª Corrida Ventu Rosa, evento que aborda a importância da prática do exercício físico. É importante saber que a atividade física melhora a saúde como um todo. Os benefícios vão desde a redução do risco de morte até a diminuição dos sintomas da depressão. Também ajuda na autoestima da mulher, que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), também faz parte do conceito de uma boa saúde.  Cuidar de nossas guerreiras também é cuidar de nossa gente em primeiro lugar!

2ª Corrida VentuRosa