Festividades

Iniciamos com o Carnaval – Os Bonecos Boucas Loucas, desfilando pelas principais ruas do município, tem como foco principal “espaço de Concentração” Av. Cap. Justino Alves – Centro de Venturosa. O bloco é formado por 14 membros, seu criador Eliel Alexandre, este bloco existe a 28 anos, São Bonecos grandes que representam personagens diversos.

Passando pela tradicional Festa de São José, de cunho religioso e profano, a Festa é em louvor ao padroeiro da cidade, conta com novenários, missa e procissão o ponto culminante da festa é o dia 19, com queima de fogos, presença de barracas com comidas típicas, apresentação: folclóricas e shows musicais com bandas e artistas do município e cidades vizinhas.

No dia 20 de março, Venturosa comemora sua emancipação política O evento simboliza o aniversário do município. O despertar acontece com salva de fogos, apresentações culturais, homenagens e shows musicais.

Festa de São João, tradicional de cunho cultural e esportivo, o ponto alto dos festejos juninos são as quadrilhas matutas que acontecem durante os 30 dias do mês de junho, com shows pirotécnicos, folguedos, apresentação de quadrilhas, casamentos matuto, conjuntos regionais de forrozeiros, pé de serra, e estilizado, barracas com comidas típicas, em torno da festa acontece ainda maratonas, corrida de jericos e bicicross.

Festa do folclore, manifestações de grupos culturais locais e regionais, promoção de atividades culturais nas escolas.

Festa cívica, 07 de setembro, com desfile das escolas do município, apresentação de bandas marciais do município e de bandas das cidades circunvizinhas.

Festa Natalina, tradicional e de cunho turístico cultural, a festa conta com eventos religiosos; missas e novenário, e profanos; eventos folclóricos: reisados, pastoris, shows de artistas da terra e de cidades vizinhas, apresentação de teatro, barracas e comidas típicas, apresentação de repentistas e apresentação de grupos musicais. Ainda conta com ornamentação e iluminação natalina e shows.