SERVIDORES DA SAÚDE VIVENCIAM CAMPANHA MPS EM FEIRA LIVRE DE VENTUROSA

publicado: 22/05/2018 15h24,
última modificação: 22/05/2018 15h24

Aproveitando o dia em que a grande maioria das pessoas, tanto da cidade quanto da zona rural, sai às ruas para a feira livre, a Secretaria de Saúde de Venturosa, nessa terça-feira (22/05), levou informações para conscientizar a população sobre as Mucopolissacaridoses (MPS). Não é apenas o nome que é difícil de pronunciar, também é difícil encontrar uma pessoa que tenha informações sobre essas doenças genéticas raras que comprometem diversos sistemas e órgãos do corpo humano. O objetivo da campanha MPS é aumentar as possibilidades de acesso ao tratamento por meio do diagnóstico precoce.

Fique atento, pois os sintomas variam de acordo com a idade do paciente, com o tipo de mucopolissacaridose e com a gravidade da doença de cada paciente. Alguns sintomas são: macrocefalia (crânio maior que o normal), hidrocefalia, deficiência intelectual, alterações da face, aumento do tamanho da língua, má-formação dos dentes, atraso no crescimento (baixa estatura e baixo peso), rigidez das articulações, deformidades ósseas, entre outros.

Para confirmar a mucopolissacaridose, é realizado um exame de sangue para identificar a falta ou diminuição das enzimas, e o tratamento envolve uma equipe com diversos profissionais, de acordo com os sintomas que podem ser apresentados. O Diagnóstico precoce é importantíssimo para iniciar o tratamento. Talvez não seja do conhecimento de muitos, mas Venturosa já tem casos confirmados de MPS . Em 2018, o Mascote da Campanha das MPSs é um urso.

Como as MPSs se expressam de maneiras muito distintas, o diagnóstico é difícil e, na maioria das vezes, tardio. Até que a doença seja identificada, é comum que o paciente passe por uma série de especialistas e trate as consequências, não a causa do problema. Seja um parceiro na campanha de conscientização das MPSs, levando mais informação, conscientização e, consequentemente, mais saúde para as pessoas. Cuidar do nosso povo com responsabilidade e carinho, isso é nossa gente em primeiro lugar!