SECRETARIA DE SAÚDE DE VENTUROSA INICIA PROJETO NAS ESCOLAS

publicado: 15/10/2018 12h06,
última modificação: 15/10/2018 12h10

A Secretaria de Saúde de Venturosa, através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica de nosso município, iniciou nessa quinta-feira (11/10) o programa Fique Sabendo Itinerante nas Escolas, Com o tema Venturosa contra a Sífilis, juntos somos mais fortes. O pontapé inicial foi na EREM Quitéria Wanderley Simões, essa é uma nova proposta da Prefeitura de Venturosa, através da Secretaria de Saúde, para levar mais conhecimento e saúde aos nossos munícipes. Em breve outras escolas receberão a palestra.

A sífilis é uma infecção grave como qualquer outra IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), portanto, merece sua atenção. Pode ser transmitida por meio do ato sexual ou do contato com o sangue infectado. A infecção é passível de prevenção e tem cura, diferentemente de outras doenças. A melhor forma de estar protegido é com o uso de preservativo.

O Brasil tem passado por uma epidemia da doença. Isso só prova que as pessoas estão cada vez mais relapsas com relação ao uso da camisinha. Por isso, esperamos que essa campanha sensibilize a população para que todos entendam o tamanho do risco ao qual se expõem quando abrem mão da proteção. Uma pessoa pode ter sífilis e não saber, isso porque a doença pode aparecer e desaparecer, mas continuar latente no organismo. Por isso é importante se proteger, fazer o teste e, se a infecção for detectada, tratar da maneira correta. O não tratamento da sífilis pode levar a várias outras doenças e complicações, inclusive à morte.

O teste rápido para o diagnóstico da sífilis está sendo oferecido gratuitamente de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h, na Unidade Mista Justa Maria Bezerra, basta levar cartão do SUS e algum outro documento de identificação. Não deixe de nos procurar, cuide-se e previna-se! Prevenção é cuidar da saúde de nossa gente que está sempre em primeiro lugar!