Inicio Secretaria de Assistência Social PREFEITURA DE VENTUROSA ADERE AO PROGRAMA OLHAR SOBRE AS DIFERENÇAS

PREFEITURA DE VENTUROSA ADERE AO PROGRAMA OLHAR SOBRE AS DIFERENÇAS

Na manhã de hoje, 27 de novembro de 2019, Pernambuco e Venturosa deram mais um passo no avanço das políticas públicas para as crianças de 0 a 6 anos, quando a Prefeitura de Venturosa assinou o Termo de Cooperação Técnica do programa estadual Olhar para as Diferenças. O programa que chega para assegurar que a primeira infância com deficiência seja assistida por ações e serviços de assistência social, saúde e educação. Após a assinatura, Venturosa vai receber as cartilhas e os kits de desenvolvimento infantil, composto por jogos, materiais pedagógicos e itens de tecnologia assistiva. A próxima entrega será a dos veículos adaptados para garantir o transporte dos usuários. Para viabilizar o Programa, uma equipe de profissionais municipais foi capacitada para consolidar as ações do novo programa nas cidades. Além disso, foram elaboradas cartilhas sobre Deficiência na Primeira Infância e sobre a Síndrome Congênita da Zika Vírus, para facilitar o acesso às informações.

O “Olhar para as diferenças” estará inicialmente presente em 13 cidades, entre elas, Venturosa, que compõem a VI Gerência Regional de Saúde (GERES). As demais cidades são: Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu e Tupanatinga. A escolha dos municípios se deu através de um mapeamento territorial que identificou cerca de 450 crianças com deficiência, na fase da Primeira Infância, morando na região.