PREFEITURA DE VENTUROSA ADERE AO PROGRAMA OLHAR SOBRE AS DIFERENÇAS

publicado: 27/11/2019 16h32,
última modificação: 27/11/2019 16h47

Na manhã de hoje, 27 de novembro de 2019, Pernambuco e Venturosa deram mais um passo no avanço das políticas públicas para as crianças de 0 a 6 anos, quando a Prefeitura de Venturosa assinou o Termo de Cooperação Técnica do programa estadual Olhar para as Diferenças. O programa que chega para assegurar que a primeira infância com deficiência seja assistida por ações e serviços de assistência social, saúde e educação. Após a assinatura, Venturosa vai receber as cartilhas e os kits de desenvolvimento infantil, composto por jogos, materiais pedagógicos e itens de tecnologia assistiva. A próxima entrega será a dos veículos adaptados para garantir o transporte dos usuários. Para viabilizar o Programa, uma equipe de profissionais municipais foi capacitada para consolidar as ações do novo programa nas cidades. Além disso, foram elaboradas cartilhas sobre Deficiência na Primeira Infância e sobre a Síndrome Congênita da Zika Vírus, para facilitar o acesso às informações.

O “Olhar para as diferenças” estará inicialmente presente em 13 cidades, entre elas, Venturosa, que compõem a VI Gerência Regional de Saúde (GERES). As demais cidades são: Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu e Tupanatinga. A escolha dos municípios se deu através de um mapeamento territorial que identificou cerca de 450 crianças com deficiência, na fase da Primeira Infância, morando na região.